FLIP: a Sala de Aula Invertida

Divulgo a seguir o novo curso do colega Prof. Wilson Azevedo.
————————————————————————
FLIP: a Sala de Aula Invertida

Curso Online com Jon Bergmann e Wilson Azevedo
De 16/09 a 04/10/2013

http://www.aquifolium.com.br/educacional/flip/
————————————————————————

Por décadas temos assistido aulas expositivas em sala na escola e
levado exercícios, tarefas e trabalhos para fazer em casa. Assim têm
funcionado as coisas em escolas e universidades por longos anos.

Mas o que pode acontecer quando invertemos isto?

Aulas expositivas em casa; exercícios, trabalhos em grupo, discussão em
sala.

Esta é a proposta da Flipped Classroom, a Sala de Aula Invertida,
tornada possível graças à crescente popularização do vídeo digital
distribuído online por meio de serviços como o Youtube e similares.

Explicações curtas, diretas e objetivas em vídeo, que os alunos podem
assistir em casa numa gama cada vez mais diversa de dispositivos:
telefones celulares, players de vídeo digital, tablets, netbooks,
notebooks, computadores de mesa ou mesmo DVD na TV. E todo o tempo de
sala de aula liberado para ser aplicado em atividades de aprendizagem
também diversas: exercícios individuais ou em duplas, discussão,
projetos ou trabalho em grupo, com o professor em sala pronto para
orientar e apoiar.

Foi isto que professores ao redor do mundo começaram a experimentar de
alguns anos para cá, com resultados animadores e mesmo surpreendentes.

Jon Bergmann é um dos pioneiros da Sala de Aula Invertida. Junto com
seu colega Aaron Sams escreveu e publicou em fins do ano passado Flip
Your Classroom (Inverta Sua Sala de Aula), livro no qual ambos
compartilham o que aprenderam desde quando em 2007 começaram a aplicar
o flip, a inversão, em sua sala de aula de Ciências.

Neste curso teremos a oportunidade de aprender diretamente com ele o
que é, como acontece e, principalmente, como se implementa a Sala de
Aulas Invertida. Uma chance rara de aprender com quem faz e acumula
experiência com uma das mais produtivas e transformadoras abordagens
em tecnologia aplicada à Educação.

IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a
interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.

Programa
——–
- Fundamentos da Sala de Aula Invertida
- O modelo flipped-mastery de sala de aula invertida e a aprendizagem
para o domínio
- Como implementar a Sala de Aula Invertida
- Construindo uma comunidade de prática para a Sala de Aula Invertida

Público-alvo
————
Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível
fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e
corporativa, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.

Dinâmica do curso
—————–
As atividades do curso se desenvolverão em 4 etapas:

1. Na semana anterior ao início do curso, alguns textos para leitura
prévia preparatória serão distribuídos a todos os inscritos,
sintetizando ideias e conceitos básicos sobre o tema do curso. Também
orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente
e a dinâmica do curso serão distribuídas.

2. Na primeira semana do curso os inscritos serão incentivados a
desenvolver uma atividade de preparação para o melhor aproveitamento
da oportunidade de interação direta com o prof. Jon Bergmann,
discutindo previamente entre si as idéias expostas nos textos
disponibilizados na semana anterior, de modo a se elaborar um elenco
de dúvidas e questionamentos a serem apresentados diretamente ao prof.
Bergmann na semana seguinte.

3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de debater
diretamente com o prof. Jon Bergmann suas idéias acerca da Sala de
Aula Invertida, dialogando diretamente com ele a seu respeito, numa
espécie de “entrevista coletiva” assíncrona.

4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes
terão a oportunidade de interagir em torno das idéias apresentadas
pelo prof. Bergmann na semana anterior, consolidando assim sua
aprendizagem, ao mesmo tempo em que se organizam para após encerrado o
curso formarem uma comunidade de prática sobre a Sala de Aula Invertida.

Esta dinâmica será coordenada, moderada e orientada pelo prof. Wilson
Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, em ambiente virtual
assíncrono, sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe
destas atividades nos horários e lugares de sua conveniência e/ou
preferência. Não haverá atividades programadas com hora marcada.

IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a
interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.

Pré-requisitos
————–
- Conexão estável e regular com a Internet.
- Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de
correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
- Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo
de cada uma das 3 semanas de duração do curso.

Avaliação
———
Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e
preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no
qual descreverá o que de mais importante terá aprendido ao longo das
suas 3 semanas de duração.

Investimento
————
O valor total da inscrição é de R$460,00, mas os primeiros a se
inscreverem terão um DESCONTO de até 50% e pagarão apenas o valor
promocional de R$230,00 ou à vista (por depósito bancário) ou em até
12 (Mastercard/VISA) ou mesmo 15 (American Express) vezes no cartão de
crédito (confira a tabela de parcelamento para valor total parcelado)

Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos
(mínimo de 6 inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas
R$230,00 por inscrição, independente do fato de estarem entre os
primeiros inscritos. Para inscrição deverão enviar e-mail para
<educacional@aquifolium.com.br> informando nomes e endereços de e-mail
daqueles que serão inscritos, além de CNPJ, Razão Social e endereço
postal da instituição ou órgão público.

Inscricoes
———-
http://www.aquifolium.com.br/educacional/flip/

Respostas a Perguntas mais Freqüentes
————————————-

Como serão as aulas?

Os alunos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de
conferência eletrônica via e-mail com interface web. Através deste
sistema os alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de
outros alunos, interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de
aulas presencial – estarão em uma “sala de aulas virtual”. A qualquer
momento o aluno poderá entrar em contato individualmente com o
coordenador, em caso de dúvida ou quando precisar de orientação.

Qual o horário das aulas?

O horário da conveniência do aluno. O sistema de conferência
eletrônica permite que nos horários de sua preferência o aluno receba,
responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos
professores e pelos demais alunos nos horários mais adequados a estes.

Haverá algum encontro presencial?

Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância,
exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na
própria rede.

Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio
eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e
navegação em páginas web.

Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração.
Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil.
Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à
leitura dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de
conferência eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais
próximo possível desta média de 2 horas-aula por dia.

Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é
dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular
entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio
de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em
paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail)
dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos
operacionais, o curso requer uma dedicação MÉDIA de duas horas diárias
para leitura de textos e mensagens (circularão pelo sistema de
conferencia eletrónica 20 mensagens por dia útil EM MÉDIA).

Haverá certificado?

Sim. Aqueles que concluirem todo o curso e entregarem a última
avaliação poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de
participação, constando a carga horária (30h).

————————————————————————
Aquifolium Educacional <http://www.aquifolium.com.br/educacional>
————————————————————————

Esse post foi publicado em cursos, Didática, docência online independente e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s